Bem-vindo(a) ao Laboratório Didático Multiusuário Fisiofuncional (LFF)

26/10/2012 11:20

O Laboratório Didático Multiusuário Fisiofuncional (LFF) do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fica localizado no prédio do CCB Córrego Grande, no terceiro andar do Bloco E (sala 302).

O LFF foi inciado por meio de uma ação conjunta do CCB, com apoio da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, da Pró-Reitoria de Infra-estrutura e da Secretaria de Planejamento e Finanças, adquirindo equipamentos e softwares para execução de aulas práticas das áreas de Fisiologia, com potencial para Farmacologia e Bioquímica.

Esse laboratório conta com 5 estações de trabalho, sendo que cada uma delas é composta de “hardware PowerLab” para aquisição de dados, computador com “software LabTutor” e kit de equipamentos para registros de parâmetros fisiológicos em aulas práticas.

O LFF visa proporcionar aos alunos um ambiente para complementação das aulas teóricas, através do desenvolvimento de atividades práticas, modernas e atraentes, sendo que a maioria delas pode ser feita com os próprios alunos como sujeitos experimentais. Durante as aulas, há a apresentação de material introdutório, com os objetivos de aprendizagem, na sequência são realizados os registros de parâmetros fisiológicos em tempo real. Esses registros são utilizados para análise de dados e elaboração de relatório final.

Com esses recursos, os alunos têm a oportunidade de adquirir um conhecimento diferenciado, mediante aplicação de novas metodologias de ensino-aprendizagem, aprimorando a sua formação básica. Vários cursos são atendidos nesse laboratório, como: Ciências Biológicas, Educação Física, Farmácia, Medicina e Odontologia.

Supervisora:

Profa. Dra. Domitila Augusta Huber (domitila.huber@ufsc.br)

Técnicos Responsáveis:

Dra. Ana Cláudia Januário (ana.januario@ufsc.br)

Dr. Gabriel Baracy Klafke (gabriel.klafke@ufsc.br)