A Importância das Aulas Práticas de Fisiologia para o Aprendizado dos Alunos de Medicina

23/05/2023 16:23

Maria Vitória Magedanz Busch*, Michele Mistura*, Domitila Augusta Huber**

* Graduandas da 11ª fase do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),

** Professora Doutora do Departamento de Ciências Fisiológicas (CFS) da UFSC.

A fisiologia humana estuda a funcionalidade do organismo humano e os processos físico-químicos envolvidos na busca pela homeostase. Associa um complexo sistema de controle na interação de células com receptores e substâncias. Também analisa a reação entre moléculas e explica os mecanismos de funcionamento dos tecidos, órgãos e sistemas que nos causam sensações e/ou sintomas1.

No contexto da medicina, o conhecimento teórico-prático da fisiologia é indispensável para a compreensão da estrutura e do funcionamento de um organismo sadio, bem como a respeito da fisiopatologia envolvida em casos de disfunções e doenças para elaboração de diagnósticos, tratamentos e inclusive prevenção de enfermidades1.

Tendo em vista a importância da disciplina de fisiologia no currículo da graduação médica, é indispensável a incorporação de aulas práticas no contexto acadêmico visto a complexidade do conteúdo. Embora o nível de domínio da fisiologia seja crescente ao longo da graduação médica, é esperado que os alunos dominem conceitos básicos apresentados no início do curso2.

Em aulas práticas, os alunos são desafiados a entrar em contato direto com o conhecimento teórico já adquirido a respeito do objeto de estudo3. Nessa abordagem de ensino, o objetivo é aprofundar os conceitos já solidificados, e integrá-los com situações e vivências práticas1.

A disponibilidade de recursos ilustrativos e interativos nas aulas práticas é capaz de atrair a curiosidade dos alunos por favorecer o entendimento dos assuntos com o uso de computadores, softwares, animações, e até mesmo equipamentos médicos que simulam exames, como o eletrocardiograma e a espirometria, possibilitando assim, a aproximação do aluno com experiências de sua futura prática profissional ainda nas primeiras fases do curso2,3. Além disso, o ambiente de aula prática possibilita maior interação entre o grupo de alunos, bem como entre alunos e a parte docente, estimulando o trabalho em equipe3.

Também se fomenta a participação em aulas teórico-práticas, as quais proporcionam a possibilidade de buscar melhor compreensão teórica e partilhar aprendizagens através da resolução de um roteiro de perguntas a respeito de temas já abordados em aulas teóricas, e posterior discussão das respostas em grupos de alunos.

Em relação a aprendizagem, envolve saberes, experiências, interpretações, apropriação do conhecimento e aplicação das diferentes informações em um exercício de raciocínio prático. Assim, a teoria passa a ter significado quando se aplica de forma prática, por meio de interação entre colegas em diferentes cenários do ambiente, juntamente com o despertar das emoções, firmando a memória de um ato mecânico2,4. Essa transformação provocada pelo aprendizado por meio do contato com problemas reais na prática, instiga o indivíduo ao desenvolvimento pessoal,  a formação ética e a revisitar conceitos aprendidos a fim de aprimorá-los2.

Diante do desafio da educação médica, a formação centrada no aluno vincula a teoria à prática, facilitando o aprendizado e fixação dos conteúdos da fisiologia humana. De modo integrativo proporciona-se a união das ciências biomédicas às práticas clínicas aumentando assim, a qualidade do ensino1,3.

Referências

1-MATONDO, Kama Sandra. Análise do ensino da Fisiologia na Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo. 2018. Tese de Doutorado. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/10078/1/6702_13986.pdf Acesso em: 04 mai. 2023.

2-BATISTA, Nildo Alves; BATISTA, S. H. S. S. A prática como eixo da aprendizagem na graduação médica. Puccini RF, Sampaio LO, Batista NA, organizadores. A formação médica na UNIFESP-excelência e compromisso social. São Paulo: Unifesp, p. 101-15, 2008. Disponível em:    https://books.scielo.org/id/q8g25/pdf/puccini-9788561673666-06.pdf Acesso em: 03 mai. 2023.

3-DA CAMPO, Luigi Antonio; STENERT, Fernanda; MELLO-CARPES, Pâmela Billig. Importância Da Realização De Aulas Práticas Na Disciplina De Fisiologia Humana. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 3, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/62614 Acesso em: 02 mai. 2023.

4-DE CASTRO FIGUEIREDO, José Fernando et al. Contribuição de diferentes atividades para o processo de aprendizagem na percepção de alunos de medicina. Medicina (Ribeirão Preto), v. 29, n. 4, p. 383-388, 1996. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/268326630. Acesso em: 02 mai. 2023.